Um exemplo incrível de evolução de uma aeronave é o projeto do Supermarine Spitfire, o famoso caça inglês da Segunda Guerra Mundial. Sendo uma das poucas aeronaves que estiveram em produção durante todo o período do conflito (1939 a 1945), pode-se acompanhar o trabalho de seus engenheiros para, cada vez mais, otimizar sua concepção inicial.

 

Spitfire
O espetacular caça Spitfire

 

Seu desenvolvimento durante este período foi simplesmente notável, em uma época em que todos os cálculos, projetos e detalhamentos eram feitos “à mão”. Não existindo nem mesmo máquinas de calcular (quem dirá computadores), pode-se claramente observar o que o “espírito de sobrevivência” causa nos seres humanos, sendo esta evolução o único aspecto em que uma guerra traz algum tipo de benefício (?) para a humanidade.

Durante estes poucos anos, o Spitfire teve a potência de seu motor aumentada em mais de 100%, sua velocidade máxima em mais de 40%, sua razão de subida em cerca de 90% e seu peso praticamente dobrou. A tabela comparativa entre o Spitfire MK-I, o primeiro modelo produzido em série, e o Spitfire 47, uma das últimas versões, diz tudo…

 

Fonte: Livro Supermarine Spitfire, Chaz Bowyer, 1980
Fonte: Livro Supermarine Spitfire, Chaz Bowyer, 1980